sábado, 9 de agosto de 2014

O NOVO NASCIMENTO





Novo nascimento – uma necessidade para todos.

A Bíblia ensina que há uma necessidade universal do novo nascimento. No texto mais conhecido a respeito, o encontro de Jesus com Nicodemos, Jesus falou sem meio termo: “Digo-lhe a verdade : Ninguém pode ver o Reino de Deus se não nascer de novo”. (JOÃO 3.3)
A condição universal de morte espiritual (RM 6.23) demanda uma vivificação, um segundo nascimento para todos os seres humanos. Paulo, depois de relembrar os efésios de que antes de conhecer Jesus todos se encontram “... mortos em suas transgressões e pecados” e “ por sua natureza merecedora da ira”, aponta um Deus misericordioso que... deu-nos vida juntamente com Cristo, quando ainda estávamos mortos em transgressões – pela graça vocês são salvos” (EFÉSIOS 2.5).
É importante notar que o novo nascimento é necessário para os filhos dos crentes também; como se diz: “Deus não tem netos, só filhos!”

Novo nascimento – obra exclusiva de Deus.

            Em algum lugar a Bíblia nos manda nascer de novo. Deus fala para os homens que é necessário, mas por não ser algo alcançável pela vontade humana, precisa-se buscar na fonte divina. João afirma que os que se tornaram filhos de Deus tinham que nascer de Deus: “os quais não nasceram por descendência natural, nem pela vontade da carne nem pela vontade de algum homem, mas nasceram de Deus” (JOÃO 1.13).
Na sua conversa emblemática com Nicodemos, Jesus foi claro que há dois nascimentos distintos: o nascimento natural (da carne) e o nascimento espiritual que é uma obra do Espírito Santo.
“Respondeu Jesus: Digo-lhe a verdade: Ninguém pode entrar no Reino de Deus, se não nascer da água e do Espírito. O que nasce da carne é carne, mas o que nasce do Espírito é espírito” (JOÃO 3.5-6).
Por ser uma obra exclusiva de Deus, novo nascimento não é o resultado de esforço humano. Não depende da prática de boas obras, mas de uma ação do Espírito. Paulo diz: “... não por causa de atos de justiça por nós praticados, mas devido à sua misericórdia ele nos salvou pelo lavar regenerador e renovador do Espírito Santo” (TITO 3.5).
Tenho ouvido pessoas aconselhando outros mais fracos na fé dizendo, “Cara, você tem que nascer de novo”, querendo dizer que a pessoa precisa se esforçar para abandonar alguma prática errada. O intuito é certo, mas o uso do termo é errado (poderia usar o termo “arrepender”). Novo nascimento é necessário, mas não é resultado de esforço humano, é um ato divino, sobrenatural e de certa forma misterioso. Jesus aponta este ministério comparando o novo nascimento com o vento que “... sopra onde quer”. Você o escuta, mas não pode dizer de onde vem, nem para onde vai. Assim acontece com todos os nascidos do Espírito (JOÃO 3.8). Como se explica o mistério de Saulo virar Paulo? Somente pela atuação de Deus!

Novo nascimento – adoção na família de Deus

            Ao nascer de novo, somos adotados para uma nova família, nos tornando filhos de Deus e por conseqüência irmãos de Cristo e dos outros membros da sua família espiritual. Que privilégio indizível ser adotado por Deus! No Reino de Deus, não existem órfãos. João falou deste direito recebido pela graça: “Contudo aos que o receberam, aos que creram em seu nome, deu-lhes o direito de se tornarem filhos de Deus” (JOÃO 1.12).
            Já é demais sermos adotados, de nos tornarmos filhos que podem sentir que Deus é seu Papai (“Aba”). Mas segundo Paulo, somos também herdeiros: “Mas quando chegou à plenitude do tempo, Deus enviou se filho, nascido de mulher, nascido debaixo da lei, a fim de redimir os que estavam sob a lei, para que recebêssemos a adoção de filhos. E porque vocês são filhos, Deus enviou o Espírito de seu filho aos seus corações, o qual clama: “Aba, Pai”. Assim, você já não é mais escravo, mas filho e por ser filho, Deus também o tornou herdeiro” (GÁLATAS 4.4-7).
            A igreja liberal no fim do século 19 pregava a paternidade de Deus e a irmandade de todos os homens. Foi um discurso bem intencionado, porém errado teologicamente. Deus é o criador de todos e ama a todos, mas somente é pai dos que nascem de novo.

Novo nascimento – união com Cristo

            Novo nascimento nada mais é do que a entrada de Cristo em nossa vida. João na sua primeira epístola, deixa bem claro que o dom da salvação não é algo distinto da pessoa de Cristo. Temos a salvação e a vida eterna através da nossa união com Jesus. O apóstolo explica isso nos seguintes termos: “Deus nos deu a vida eterna e esta vida está no seu filho. Aquele que tem o Filho tem a vida, aquele que não tem ao Filho de Deus não tem a vida” (1JOÃO 5.11,12).
            O raciocínio de João é que somente Deus possui, em si, a vida plena, absoluta, eterna. Como Jesus é Deus, ele também a possui. Em seu evangelho, João faz a seguinte afirmação: “Porque assim como o Pai tem vida em si mesmo, também concedeu ao Filho ter vida em si mesmo” (JOÃO 5.26). Então, o que ocorre não é que Jesus nos dá uma dádiva chamada vida espiritual ou vida eterna. Ele mesmo é esse presente. Portanto, sendo o seu seguidor unido a ele pela fé. “Deus permanece nele e ele em Deus” (1JOÃO 3.24; 4.15). Ademais recebemos os benefícios de tudo que Jesus é. A entrada dele em nossa nos faz nascer de novo.
            Paulo desenvolve esta doutrina de união com Cristo de várias formas. Observe as frases:
“Todavia, Deus que é rico em misericórdia, pelo grande amor com que nos amou, deu-nos vida juntamente com Cristo, quando ainda estávamos mortos em transgressões – pela graça vocês são salvos (EFÉSIOS 2.4-5).

“A eles quis Deus dar a conhecer entre os gentios a gloriosa riqueza deste mistério, que é Cristo em vocês, a esperança da glória” (COLOSSENSES 1.27).

“Fui crucificado com Cristo. Assim, já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim. A vida que vivo no corpo, vivo-a pela fé no filho de Deus, que me amou e se entregou por mim” (GÁLATAS 2.20).

Novo nascimento – transformação de vida

            Novo nascimento não é o resultado de boas obras, mas pelo contrário produz boas obras. Não existe balança, não existe o ganhar a salvação pelo bom comportamento, mas a entrada de Cristo em nossa vida há de produzir uma mudança radical em nosso dia a dia.
 “Todo aquele que é nascido de Deus não pratica o pecado, porque a semente de Deus permanece nele; ele não pode estar no pecado, porque é nascido de Deus” (1 JOÃO 3.9).

“Portanto, se alguém está em Cristo é nova criatura, as coisas antigas já passaram, eis que surgiram coisas novas” (2CORINTIOS 5.17).

            Se a nossa experiência de novo nascimento não resultar em transformação de vida, não é uma experiência verdadeira de regeneração. E o que é que pode ser feito? Tentar mudar com mais forca de vontade? Não. É necessário buscar um verdadeiro novo nascimento, voltando às bases fundamentais de arrependimento e fé.

 Pastor Douglas Pereira
Pastor da Igreja Assembléia de Deus Fazenda Yung em Juiz de Fora - M.G
Convites para pregações: (32) 98825 - 8604 (Whats App)
Twitter: @prdouglaspereira
E-mail: pastordouglaspereira@gmail.com
Facebook: douglaspereira
Instagran: pastordouglaspereiraoficial

Nenhum comentário:

Postar um comentário